Como parar de fumar definitivamente

O tabagismo é considerado há décadas uma doença neurocomportamental, causada por dependência da nicotina. Os cigarros possuem além da nicotina aproximadamente 4.7000 mil substâncias que são inaladas a cada tragada. Por se tratar de um vício intenso, qualquer truque disponibilizado é sempre muito bem-vindo. Veja abaixo dicas de como parar de fumar.

Todos os anos o tabagismo é responsável por milhares de mortes, além de se tratar de um grave problema de saúde pública, afinal o mesmo compromete o estado físico e mental dos indivíduos que fazem o uso, assim como prejudica o desenvolvimento social, econômico, educacional e ambiental, como também prejudica quem convive junto, pessoas próximas. Por todos esses motivos deve-se discutir sobre a conscientização da população para a suspensão do uso do cigarro.

De acordo com a organização pan-americana da saúde

A Organização Pan-Americana da Saúde afirma que por ano, morrem cerca de 8 milhões de pessoas devido ao uso de tabaco. Dessas, mais de 7 milhões de pessoas vão a óbito por uso direto do cigarro, ao passo que, mais de 1,2 milhão de mortes são resultantes de não-fumantes expostos ao fumo passivo.

Alguns fumantes estão conscientes dos perigos do tabaco, e a maioria desses deseja parar de fumar, contudo na maioria das vezes apenas o aconselhamento não é o suficiente.

É necessária uma ajuda extra, essa ajuda pode vir de várias maneiras, e o melhor, de maneira que você consiga parar de fumar sem utilizar de medicamentos controlados.

Porém com mais aliados nessa luta, o fumante se sente mais motivado e engajado a deixar de fumar.

Fica uma ressalva, ao decidir parar de fumar a sua idade não importa, pois essa decisão sempre valerá a pena, e te trará benefícios como por exemplo, uma expectativa e qualidade de vida maior.

Quando uma pessoa para de fumar ela ganha assim mais de 10-15 anos de vida, ao mesmo tempo em que há uma redução de 30-90% da ocorrência de doenças crônicas relacionadas ao tabaco.

O próprio ministério da saúde reforça sempre que tais benefícios podem e são percebidos em qualquer faixa etária, ainda assim é válido ressaltar que quanto mais cedo o indivíduo parar de fumar, mais cedo ele os notará.

Contudo se você faz parte da parcela da população que deseja parar de fumar, atente-se à alguns truques que irão te auxiliar.

Praticar de exercícios físicos

Todos sabem que a prática de exercícios físicos é de extrema importância e de grande auxilio em diversas áreas de nossas vidas.

O indivíduo que deseja parar de fumar pode se beneficiar de exercícios físicos nesse momento em que decidiu parar de fumar.

Pois a prática auxilia a combater a ansiedade que é comum nesse primeiro momento, e retira o foco do cigarro.

É recomendável iniciar de forma gradual a prática de atividades físicas, iniciando com cerca de 30 minutos por dia e aumentando de forma gradativa, sobretudo com acompanhamento de um profissional da área, bem como autorização médica.

O que importa nesse momento é se movimentar, ter cuidado e atenção a saúde mental e física.

Beba água

Mantenha-se hidratado, ingerindo bastante água quando sentir necessidade de fumar, pois a água faz muito bem a saúde não só em momentos como esse.

A água auxilia na liberação de nicotina e de todas outras substâncias presentes no cigarro de seu organismo, além disso, pode lhe ajudar a reduzir possíveis “desejos orais” que possa vir a ter.

Seja persistente

A persistência será de extrema importância nesse momento, mantenha seu foco nessa decisão.

E mesmo que houver recaídas, o importante é identifica-la e tentar outra vez, aliás, quantas vezes forem preciso.

Busque apoio de familiares e de amigos

Envolva sua família em sua decisão, deixe que eles saibam e participem desse momento.

O apoio emocional é de grande importância para o fumante, a fim de tornar essa tarefa mais fácil.

Evite lugares com fumantes

É necessário manter sua rotina e seu momento de lazer, contudo sem o cigarro.

É essencial que você evite lugares e situações que tornem mais difícil manter seu foco no objetivo de deixar de ser fumante, posteriormente quando sentir-se pronto, você poderá enfrenta-los.

Evite lugares com fumantes, evite também o consumo de bebidas alcoólicas, pois o mesmo está consequentemente ligado ao hábito de fumar.

Frequente ambientes fechados

Uma das dicas para aqueles que pretendem parar de fumar é que comecem a frequentar lugares onde é proibido fumar.

Como por exemplo restaurantes e bares, dessa forma você não verá outras pessoas fumando e o desejo de fumar será menor.

Faça terapia

Não é de hoje que sabemos que a terapia é uma grande aliada em nossas vidas, e nesse caso não é diferente.

Muitos fumantes utilizam-se do cigarro como uma válvula de escape para outros problemas, como um apoio emocional em momentos difíceis, momentos de estresse, angústia e tristeza.

Ao pararem de fumar muitos sentem que esses sintomas se tornam mais fortes e frequentes, portanto um acompanhamento psicológico é muito importante e eficaz.

Perceba o dinheiro que guardou

Já parou para analisar quanto dinheiro você gasta por mês ou até mesmo no ano comprando cigarros?  Você se espantaria ao saber que geralmente são valores muito altos.

Você já está decidido a parar de fumar, agora comece a guardar o dinheiro que gastaria em maços de cigarro em algum local, de preferência um cofre, onde esteja visível para você, abra esse cofre após um ano.

Ficará surpreso com a quantidade de dinheiro que conseguiu guardar, e com certeza ficará feliz com o resultado.

2 thoughts on “Como parar de fumar definitivamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *