Existe algum método para parar de fumar?

Parar de fumar, as pessoas que tentam largar o habito de fumar sabem o quanto é difícil lidar com todas as fases até conseguir de vez, mas o ministério da saúde nos mostra uma luz no fim do túnel: segundo pesquisa de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas, os fumante eram 16,2% em 2006, 14,8 em 2012, em 2018 chegou e, 9,3%. Essa é a primeira vez que o índice fica abaixo dos 10%.

Existem sim, diversos métodos que podem ser utilizados para parar de fumar, desde a parada repentina, produtos à base de nicotina e até mesmo tratamentos naturais para essa finalidade. Vários fatores podem influenciar na escolha de como e quando parar de fumar, depende da motivação, do próprio psicológico, falta de apoio familiar e outros. Pois segundo a especialista em tabagismo Sabrina Presman, um tratamento efetivo tem três aspectos de abordagem: o físico, psicológico e comportamental. Além de contornar a abstinência (físico), é preciso desvincular o cigarro de emoções como alegria ou tristeza (psicológico) e de hábitos como tomar café ou dirigir (comportamental). Só uma avaliação médica criteriosa é capaz de indicar qual o tratamento ideal para cada paciente.

Usar tratamento a base de nicotina para parar de fumar?

As alternativas que possuem nicotina não são recomendadas, pois assim a nicotina estará sempre presente na circulação sanguínea. Opte por tratamentos naturais, que vão te dar aversão ao cigarro fazendo com que o vicio não volte. Esses são tratamentos eficazes.

Você pode parar de fumar gradualmente, ou seja, diminuir a quantidade diária de cigarros que fuma. Marcar um dia “D” para inibir o uso de vez e é importante que esteja decidido a dar esse primeiro passo, pois o começo sempre será mais complicado, não impossível.

É importante também consultar médicos e correr atrás de reparar os danos causados na saúde pelo uso do cigarro, parar de fumar é se cuidar.

3 thoughts on “Existe algum método para parar de fumar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *