Como parar de beber sem ter recaídas?

Na vida, existem coisas bem melhores que o álcool. Descubra nesse artigo porque você deve parar de beber, e como fazer isso sem recair e voltar a antigos hábitos. 

Por que parar de beber?

Os efeitos em longo prazo de hábitos ruins raramente é o suficiente para motivar as pessoas a mudar o seu estilo de vida, já os benefícios em curto prazo de parar de beber são muito mais úteis e interessantes! Veja alguns dos principais benefícios que você irá ver assim que largar o álcool de vez. 

  • Socializar de forma produtiva. Falar com estranhos é uma ótima maneira de construir caráter, mas o seu benefício é reduzido quando se está bêbado. O álcool reprime a ansiedade social, o que dificulta que a mudança realmente ocorra, além disso, a única coisa mais terrivelmente divertida que ficar bêbado e conhecer várias pessoas novas é ficar sóbrio e conhecer várias outras pessoas novas. 
  • Recupere o tempo perdido. Vamos dizer que você bebeu um pouco em sua casa, três vezes por semana e pouco dessa bebida te custou três horas de tempo que poderia ter sido produtivo. Em cerca de um ano, você vai ter desperdiçado um mês inteiro de sua vida e 30 dias é muito tempo que você poderia estar colocando sua mente em algum lugar bom e saudável como ler ou escrever um livro, estudar, praticar uma atividade física ou até mesmo começar o seu próprio negócio! 

E isso nem mesmo conta o tempo perdido durante a ressaca e o arrependimento que vem depois!

  • Fique rico mais rápido. Não precisa festejar muito para gastar R$ 150,00 em um final de semana com álcool. Se você parar de beber hoje, esse dinheiro que antes era gasto com bebidas alcoólicas poderá ser salvo e aplicado em uma poupança e em um ano você vai ter o suficiente para realizar aquela viagem tão sonhada ou o investimento que quer tanto fazer. 
  • Melhore a sua qualidade de vida. O álcool e o estilo de vida que vem com esse vício trabalham contra todo o resto de sua vida, fazendo com que você se sinta sempre cansado quando quer se sentir energético e acordado. Ironicamente, quem ingere bebidas alcoólicas têm uma menor qualidade de sono e te mantém o tempo todo desperto, mesmo quando se está dormindo. 
  • O seu corpo está sempre trabalhando por você. Mesmo que você tenha sempre ingerido álcool, o seu corpo irá sempre te ajudar a eliminar as toxinas da bebida e limpar todo o seu organismo. Nesse exato momento existem bilhões de células que estão trabalhando por você, pelo seu bem estar e pela sua saúde. 

Você provavelmente consegue pensar em outras coisas que trazem benefícios ainda mais gratificantes. O mais importante é realmente ter um motivo que é importante o suficiente para você. 

Faça com que essa seja a sua prioridade número um

Parar de beber é uma das decisões mais difíceis e satisfatórias que você pode fazer em toda a sua vida. 

É mais fácil quando consegue estabelecer as regras certas, configura o seu ambiente para te apoiar e aprende a lidar com o seu limite de dor e prazer, que irão te ajudar a alcançar o seu objetivo. As partes mais difíceis e torturantes são as implicações sociais e a barreira de limites que você mesmo impõe, além do desejo de beber. 

Parar de beber deve ser sua principal prioridade no momento e um comprometimento parcial está fadado ao fracasso.  Mesmo que você não beba com frequência vai ser tentador quebrar suas próprias regras, especialmente quando os seus amigos te chamam para beber uma cerveja gelada após uma semana estressante de trabalho. 

Você precisa estar disposto a priorizar essa sua decisão em todas as situações possíveis, mesmo que isso signifique dizer não para uma ida ao bar em uma sexta feira à noite. 

Não é grande coisa

Você pode sentir que é fácil parar de beber, ou pode sentir que o alcoolismo irá caminhar ao seu lado pelo resto da vida. De qualquer maneira, é importante saber que não existe desafio maior ou menor que isso. Não importa o quanto te digam que deixar a bebida no passado é difícil, a maneira mais efetiva é transformar esse desafio em prioridade e pensar, falar e agir como se pudesse ser feito. 

Se torne um espectador imparcial

Você pode ver essa jornada como uma separação espiritual, um divórcio ou apenas um mero conceito, mas não existe apenas uma versão de si mesmo. Existe uma versão que deseja muito beber, mas também existe o espectador imparcial que pode observar os pensamentos como se fosse uma terceira pessoa. O espectador imparcial pode sentir calor sem se queimar. 

Quando a dúvida surgir, apenas a ignore. Não importa o quão ruim parece estar no momento, esse desejo intenso vai passar em breve. 

Se comprometa a ficar 30 dias Sem beber

Se nunca fez isso antes pode ser difícil pensar em desistir do álcool para sempre. É desencorajador se comprometer a mudanças permanentes para apenas voltar aos velhos hábitos depois de alguns dias ou semanas. Poucas pessoas conseguem enfrentar as mudanças quando não estão preparadas para recebê-las. 

Mas a vida é um laboratório. É uma aventura que ganha forma através de hipóteses e experimentação e nenhuma decisão precisa necessariamente ser para sempre. Mas quando se fala sobre decisões tão grandes como escolher parar de beber o melhor é se prometer que você vai se comprometer a isso com tudo o que tem, mesmo que seja apenas por 30 dias para ver como realmente vai ser. 

Se livre de todo o álcool 

Se você quer realmente deixar este vício no passado se livre de todo o álcool que tem ao seu alcance agora. Mas se você ainda não tem certeza se quer mesmo parar de consumir bebidas alcoólicas, guarde as garrafas e latas de álcool na casa de um amigo ou familiar por 30 dias. É importante que esse amigo ou familiar não beba. 

Anuncie a sua decisão para todas as pessoas que encontrar

Conte a todos os seus amigos o que está fazendo. Isso não apenas adiciona credibilidade ao seu objetivo, mas também deixa todos sabendo que se estão planejando uma noite no bar, você provavelmente não está interessado. 

Mas claro que isso não significa que você precisa evitar situações sociais onde não vai beber. Uma vez que parar de ingerir álcool não irá mais precisar da permissão da bebida para conversar com estranhos e se divertir muito. 

Demita os seus amigos alcoólatras 

O álcool pode estar tão ligado a sua vida social que parece quase impossível ficar uma semana inteira sem beber. Se a única coisa que você tem em comum com os seus amigos é o bar, talvez deva considerar encontrar novos amigos.  

Essa pode ser uma das coisas mais desconfortáveis e difíceis que você pode fazer, mas tenha sempre em mente que você pode simplesmente sair por ai e conhecer novas pessoas! Ter um círculo forte de amigos é unicamente sobre a força e o desejo que investe neles e no que fazem juntos e isso inclui escolher estar associado com aqueles que se alinham aos seus propósitos e objetivos, se afastando dos que não trazem coisas boas (e saudáveis!) na sua vida. 

Esse é outro benefício de se comprometer a ficar 30 dias sem beber. Em vez disso, pode escolher se ocupar pelas próximas semanas, observando em como isso te afeta quando para de passar tempo com os seus “amigos” alcoólatras. Comece uma nova atividade que sempre teve interesse e se coloque em contato com pessoas que têm mais em comum com você do que apenas uma simples mesa de bar. 

Escreva sobre todos os seus sentimentos e desejos

Separe um caderno e escreva tudo o que sentir seja bom ou ruim. É ótimo poder ver quais dias você sentir vontade de beber, mas se manteve forte e não bebeu nenhuma gota de álcool. 

Quanto mais forte sentir que o álcool é parte da sua vida, mais essas técnicas poderão te ajudar a parar de beber de uma vez por todas. O mais importante é tornar esse objetivo a sua prioridade número um, não importa como seja o seu atual hábito de consumo de bebidas alcoólicas.

É fácil “escorregar” e cair na tentação por uma noite apenas e então se sentir culpado por ter quebrado as suas próprias regras.

2 thoughts on “Como parar de beber sem ter recaídas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *